Primeiro Colóquio Cidade Pensada

A UFMT, em parceria com a Secretaria de Cultura, realiza o Primeiro Colóquio Cidade Pensada no dia 12 de abril - Inscreva-se

Circuito Literário com Cinema - 100 anos de Biblioteca

Com a Instrutora Juliana Curvo nos dias 30 de março, 02, 09, 16 e 30 de abril.

PALESTRA - Empreendedor Individual para Cultura - Setor de Artes Cênicas

SEBRAE

Exposição Conexão Nacional de Artes de Mato Grosso

Gervane de Paula - MT, Flávia Vivacqua - SP, Adir Sodré - MT e Yuri Firmeza - CE.

Palestra - Empreendedor Individual para Cultura - Setor Música

SEBRAE

Oficina - Arte, Ecologia e Movimentos Culturais

Com Flavia Vivacqua Artista e Designer Cultural para Sustentabilidade.Inscreva-se!

Oficina Módulo Artes Visuais - Dispositivos da Imagem e Arte Contemporânea

Com Yuri Firmeza - Mestre em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Inscreva-se!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Cultura realiza curso livre de teatro – módulo Encenação

Por Jéssika Lima

A Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC) realiza no período de 03 a 29 de maio o curso livre de teatro – módulo Encenação. O curso será ministrado pela professora Maíra Jeannyse. A atividade acontece no Pavilhão das Artes - Palácio da Instrução, das 19 às 22 horas das terças e quintas-feiras. O Curso Livre de Teatro é uma atividade anual, de caráter modular. A cada mês é oferecido um módulo da área de criação e montagem de espetáculos. Em 2012, a SEC ofertará os módulos de Dramaturgia, Encenação, Direção, Cenografia, Iluminação, Música Cênica e Produção Teatral. 

Segundo a gerente de Artes Cênicas da SEC, Juliana Capilé, as aulas do Curso Livre de Teatro são predominantemente teóricas. “A atuação e as oficinas voltadas para o trabalho de ator serão oferecidas à parte por consistir num estudo que exige muito mais tempo de trabalho prático e condicionamento físico”, afirma Capilé. 

Maíra Jeannyse é bacharel em Artes Cênicas, com habilitação em Direção Teatral pela Universidade do Rio de Janeiro. Especialista em Cinema pela Universidade de Cuiabá e Mestra em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT. Foi docente e coordenadora do curso tecnológico em Interpretação Teatral da Universidade Cuiabá (Unic). Desempenha, ainda, as funções de Diretora e dramaturga teatral e roteirista de cinema. 

As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3613-9230. Para mais informações entre em contato pelo telefone 3028-6285 ou pelo e-mail [email protected]

Serviço: 

O quê: Curso Livre de Teatro – Módulo II: Encenação 
Quando: 03/05/2012 a 29/05/2012 – terças e quintas-feiras 
Horário: 19 às 22 horas 
Local: Pavilhão das Artes - Palácio da Instrução 
Informações: 3028-6285 / [email protected].

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Fotos da Abertura do Seminário Artes Visuais + Negócios











sexta-feira, 20 de abril de 2012

Secretaria de Cultura realiza Conexão Nacional de Artes de Mato Grosso

O evento traz a arte contemporânea ao foco, através de oficinas, exposições e seminário com artistas nacionais

Por Karina Arruda

Adir Sodré
A Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso e o Sebrae-MT realizam a Conexão Nacional de Artes de Mato Grosso de 25 de abril a 30 de maio. Sob a curadoria da professora e crítica de arte Ludmila Brandão, a exposição reunirá obras dos artistas Yuri Firmeza, do Ceará, Flávia Vivacqua, de São Paulo, e dos mato-grossenses Adir Sodré e Gervane de Paula.

O lançamento da exposição acontece no dia 25 de abril, às 20 horas, na Galeria da Secretaria de Estado de Cultura, local onde os trabalhos ficarão expostos até o dia 30 de maio. O projeto conta com o apoio do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura e tem como objetivo estabelecer um diálogo com outros pontos do país.

Flávia Vivacqua traz ao público cuiabano, dois de seus trabalhos: a instalação performática “Gole d’Água – o cotidiano do sentir” e a trabalho fotográfico “Pegadas”. Yuri Firmeza traz a videoinstalação “Ação 4”. Adir Sodré, a exposição “Sleeping”. E Gervane de Paula expõe “O caso 2 vestidos”.

Segundo Ludmila Brandão há um elo entre as obras que estarão expostas na Conexão Nacional. “Estamos falando de intensidades subjetivas, impossíveis de serem medidas, ainda que plenamente perceptíveis. A arte contemporânea é capaz de provocar intensidades dolorosas, insuportáveis, trágicas, extasiantes, epifânicas, amorosas, delicadas e pacificadoras”, afirma.

Na programação do evento ainda constam outras atividades. São oficinas e palestras que trazem reflexões sobre a arte contemporânea. As atividades serão ministradas por artistas e especialistas em artes visuais.

Yuri Firmeza e sua obra Ação 4
No dia 21 de abril, das 8 às 18 horas, acontece a oficina “Dispositivos da Imagem e Arte Contemporânea”, no Pavilhão das Artes. Yuri Firmeza visa apresentar e problematizar os novos dispositivos da imagem a partir de referências de artistas, filósofos e teóricos. Entre os temas abordados está a relação entre o cinema e a arte contemporânea.

O seminário “A Conexão Nacional das Artes Visuais com os Negócios” acontece no dia 24 de abril, no Salão Nobre do Palácio da Instrução. Com início às 19 horas o seminário reunirá as palestras “A Cadeia Produtiva das Artes e Suas Conexões”, ministrada por Mônica Novaes Esmanhotto; e “Tendências e Perspectivas do Mercado das Artes Visuais, ministrada por Ana Letícia Fialho; além do painel “Experiências e Debates – conversa com artistas”, que trará Adir Sodré, Gervane de Paula, Flávia Vivacqua e Yuri Firmeza para um bate-papo com o público. A mediação do painel fica por conta de Magna Domingos e de Ludmila Brandão.

Flávia Vivacqua
Nos dias 26 e 27 de abril, Flávia Vivacqua ministra a oficina “Arte, Ecologia e Movimentos Culturais”. O objetivo é discutir as relações possíveis entre a produção artística, o meio ambiente e o seu contexto hoje. Acontece no horário das 19 às 22 horas, no Pavilhão das Artes.

A Conexão Nacional de Artes de Mato Grosso é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e do Sebrae-MT e conta com o apoio da Opaktan Consultoria e Assessoria. As inscrições para as atividades podem ser feitas pelo site pavilhaodasartes.com ou pelo telefone (65) 3613-9230.


Serviço:

Oficina “Dispositivos da Imagem e Arte Contemporânea”
Instrutor: Yuri Firmeza
Data: 21 de abril (8 às 18 horas)
Local: Auditório / Pavilhão das Artes (Palácio da Instrução - Rua Antônio Maria, 151, Centro, Cuiabá-MT)

Seminário “A Conexão Nacional das Artes Visuais com os Negócios”
Data: 24 de abril (19 às 22 horas)
Local: Salão Nobre / Pavilhão das Artes

Oficina “Arte, Ecologia e Movimentos Culturais”
Instrutora: Flávia Vivacqua
Data: 26 e 27 de abril (19 às 22 horas)
Local: Pavilhão das Artes

Exposição “Conexão Nacional de Artes de Mato Grosso”
Lançamento: 25 de abril às 20 horas
Período de exposição: 25 a abril a 30 de maio, no horário das 8 às 18 horas
Local: Galeria da Secretaria de Estado de Cultura (Av. Getulio Vargas 247 – Centro, Cuiabá/MT).

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Curso de Produção Cultural será realizado no mês de maio


Por Karina Arruda

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) informa que o Curso de Produção Cultural para Grandes Eventos, que seria realizado de 16 a 27 de abril, teve a data alterada para 02 a 15 de maio, no mesmo horário - das 18 às 22 horas. O curso será realizado no Pavilhão das Artes pelas produtoras Cybele Bussiki, Guta Miranda, Laura Montes e Ylvane Castrilon, e abordará várias etapas que fazem parte da organização de um evento como a produção executiva, a produção de logística, a estratégia de marketing e o cerimonial.

As inscrições continuam abertas e podem ser feitas pelo site pavilhaodasartes.com e pelo telefone 3613-9230.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Pavilhão das Artes sedia o Primeiro Colóquio Cidade Pensada

O Primeiro Colóquio Cidade Pensada – uma reflexão sobre a cidade e suas complexidades acontece no Pavilhão das Artes, no dia 12 de dezembro, das 08 às 18 horas.

O evento é uma realização da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT através do Programa de Pós Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT) e Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

O objetivo do evento é apresentar para a sociedade, as pesquisas realizadas pelos pesquisadores do ECCO.

A programação será dividida em quatro mesas redondas com os temas:  (Mesa 1) - A cidade, seus mitos, suas tradições e ressignificações.  (Mesa 2) - A cidade e suas tramas, forças em movimento. (Mesa 3) - A cidade e seus múltiplos, outros saberes  e (Mesa 4) - A cidade e seus lugares reinventados.

Para o Secretário de Estado de Cultura, João Antonio Cuiabano Malheiros, o evento reunirá temas importantes, que poderão contribuir  muito para a reflexão sobre a cidade, nos mais diversos temas,  já pensando numa orientação para a Copa de 2014.

De acordo com a Coordenadora cientifica do evento Maria Thereza Azevedo, neste Colóquio, a cidade será vista por múltiplos olhares que se entrecruzam e debatida por diferentes idéias que se interconectam.

Os interessados podem participar mediante inscrição gratuita feita pelo site: pavilhaodasartes.com ou pelo telefone 3613-9230.



O que:  Primeiro Colóquio Cidade Pensada – uma reflexão sobre cidade e suas complexidades

Quando: 12 de abril – Horário: 8:00 às 18 horas

Local: Pavilhão das Artes do Palácio da Instrução

Praça da República – Centro – Cuiabá

Informações: 3613 9230

pavilhaodasartes.com



Contato: Magna Domingos (9235 4295)

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Confira a Programação do Colóquio Cidade Pensada


Por Assessoria SEC-MT 


Dia 12 de abril de 2012
Horário: 08 às 18 horas
Local: Salão Nobre do Palácio da Instrução
------------------------------------------------------------------


8:00 Abertura
Mesa 1- A cidade, seus mitos, suas tradições e ressignificações.
Coordenação da mesa: Profa Dra Ludmila Brandão


8:30 Poéticas das Águas: Mito e pensamento científico no rio Cuiabá.
Prof Dr. Mário Cezar Silva Leite


8:50 Iconografia das Águas: o rio e suas imagens.
Prof Dr. José Serafim Bertoloto


9:10 Os Festivais de Cururu e Siriri: “tradição” e etnografia na roda.
Profa Dra. Patrícia Osório


Mesa 2- A cidade e suas tramas, forças em movimento.
Coordenação da mesa: Profa Dra Maria Thereza Azevedo


10:20 Vozes e olhares enredados nas midias e internet. A cidade vista e construida/constituida pelos de dentro e pelos de fora: sons e imagens.
Profa Dra Lucia Helena Vendrusculo Possari


10:40 Glorioso São Benedito: do culto marginal à festa mais popular do Estado de Mato Grosso.
Profa Dra Débora Cristina Tavares


11:00 A Copa do Pantanal: Uma análise sobre os preparativos para a recepção da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá MT.
Prof. Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues


11:20 Debate


12:00 Almoço


MESA 3 – A cidade e seus múltiplos, outros, saberes.
Coordenação da mesa: Profa Dra Dolores Galindo


14:00 Cuiabá : as Raízes Etológicas da Violência de nossos Dias.
Profa Dra Icléia Lima e Gomes


14:20 A condição subalterna: cidade, informalidade e globalização.
Profa Dra Ludmila Brandão; Rodolfo Polzin Rondon; Inara Fonseca; Carla Gavilan.


14:50 O saber-fazer local: reflexões em torno das possibilidades de sua ressurgência e seu fortalecimento.
Prof Dr José Carlos Leite


15:10 Debate


MESA 4 – A cidade e seus lugares reinventados.
Coordenação da mesa: Profa Dr. Mário Cesar Silva Leite


16:00 Macondo-Patópolis-Cuiabá: fronteiras imaginárias da cidade.
Prof. Dr. Yuji Gushiken


16:20 Tempo da rua, tempo na rua.
Prof Dra Juliana Abonizio


16:40 Cidade reinventada: práticas estéticas coletivas na cidade de Cuiabá.
Profa Dra Maria Thereza Azevedo


17:00 Debate


17:30 Encerramento


Inscrições: pavilhaodasartes.com


Equipe: Coordenação: Profa Dra Maria Thereza Azevedo


Apoio produção: Ahmad Jarrah
 Bruna Obadowski
Alan Mantilha
Diego Larrea Arasa
Naiara Cristina Gonçalves Rocha
Performance: Elka Victorino
Vídeo: Cristiano Costa
Fotografia: Carol Araújo
Criação do blog: Angela Coradini
Apoio Técnico: Diego Leite Arte folder: Genilton Quintino
Desenho da capa: Herê Fonseca
Contatos: Maria Thereza Azevedo – 81210748, 30254884, 36154885 Magna Domigos: 36130206 - 92354295
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Início