Primeiro Colóquio Cidade Pensada

A UFMT, em parceria com a Secretaria de Cultura, realiza o Primeiro Colóquio Cidade Pensada no dia 12 de abril - Inscreva-se

Circuito Literário com Cinema - 100 anos de Biblioteca

Com a Instrutora Juliana Curvo nos dias 30 de março, 02, 09, 16 e 30 de abril.

PALESTRA - Empreendedor Individual para Cultura - Setor de Artes Cênicas

SEBRAE

Exposição Conexão Nacional de Artes de Mato Grosso

Gervane de Paula - MT, Flávia Vivacqua - SP, Adir Sodré - MT e Yuri Firmeza - CE.

Palestra - Empreendedor Individual para Cultura - Setor Música

SEBRAE

Oficina - Arte, Ecologia e Movimentos Culturais

Com Flavia Vivacqua Artista e Designer Cultural para Sustentabilidade.Inscreva-se!

Oficina Módulo Artes Visuais - Dispositivos da Imagem e Arte Contemporânea

Com Yuri Firmeza - Mestre em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Inscreva-se!

sexta-feira, 30 de março de 2012

programação de abril


quinta-feira, 22 de março de 2012

Parceria entre a SEC e o Espaço Vitória gera retornos positivos ao setor cultural

Por Karina Arruda

A parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e o Espaço Vitória para a realização de oficinas culturais no espaço do Pavilhão das Artes e em bairros de Cuiabá tem gerado retornos ao setor cultural. De janeiro a março de 2012 a SEC-MT, realizou 22 oficinas gratuitas que atenderam 785 alunos e proporcionou geração de renda a 13 instrutores.

Em março ainda estão previstas 6 oficinas que devem atender aproximadamente 200 pessoas. As oficinas de Cerâmica, de Dança para Crianças e de Coral seguem até o final do mês com um número superior a 70 participantes, ao todo. E na próxima segunda-feira (26) iniciam as oficinas de Desenho e Pintura, de Fotografia e de Cerâmica que, até o momento, têm aproximadamente 120 inscritos.

Depoimentos de alunos e instrutores demonstram que o resultado tem sido positivo. Vinícius Masutti, instrutor da oficina “Poetas Nossos”, que aconteceu de 12 a 16 de março, afirma que os objetivos alcançados pela oficina superaram a expectativa. Além de conhecer o trabalho dos poetas regionais, vários alunos produziram poesias e puderam demonstrá-las durante a oficina. A atividade também contou com a presença dos escritores Moisés Martins e Nilza Queiroz Freire – membros da Academia Mato-grossense de Letras.

Janete Ferreira da Silva, aluna da oficina, dá a sua opinião. “Que a oficina de poesias com o Vinícius tenha continuidade independente do número de pessoas. Poesia é movimento que interage com almas. Poesia não tem preconceito e nem idade, tem verdades e estas precisam ser divulgadas, celebradas e compartilhadas. A poesia nos dá a certeza da imortalidade dos nossos sonhos artísticos. Aplausos e reverências ao Vinicius que tem alimentado os sonhos de vários artistas. Feliz eternidade a todos que ousam e provocam os fazedores de arte”.

As atividades acontecem mensalmente e atendem a diversos segmentos artísticos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site pavilhaodasartes.com, pelo telefone 3613-9230 ou pessoalmente no Pavilhão das Artes, localizado no Palácio da Instrução, na região central de Cuiabá. A intenção para os próximos meses é ampliar o atendimento das atividades com outras parcerias no interior do Estado e pelos programas desenvolvidos pela SEC no decorrer do ano.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Secretaria de Cultura disponibiliza oficina de dança de rua para crianças

Por Karina Arruda

De 3 a 31 de março a Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), em parceria com o Espaço Vitória, oferece a oficina “Dança para Crianças” no espaço do Pavilhão das Artes. Voltada a crianças de 6 a 12 anos de idade, a oficina é gratuita e acontece durante todos os sábados do mês de março, no período matutino, das 8 às 12 horas.

A oficina Dança para Crianças integra a programação de março do Pavilhão das Artes e será ministrada pelos professores de dança de rua Orlando Schneider e Matheus de Luca, membros da Cia MUV Hip Hop Dance.

Os instrutores afirmam que o público com esta faixa de idade tem facilidade para desenvolver os movimentos, pela capacidade de raciocínio e de assimilação de informações existente.

Segundo Matheus de Luca, a oficina vai abordar o conteúdo básico da Dança de Rua, passando pelos variados estilos existentes dentro da modalidade, como o break, o popping, o locking, o house, entre outros. O objetivo é apresentar às crianças os diversos estilos da dança para que elas conheçam e escolham o que mais lhes agradar.

“A gente tenta trazer uma diversidade cultural para as crianças. Além de passar a cultura e a informação teórica sobre a dança, nós queremos que as crianças se divirtam e que elas participem bem da aula”, afirma Matheus de Luca. O professor reitera que cada criança tem sua preferência e que o hip hop tem vertentes que atende a todos os gostos.

As inscrições para a oficina “Dança para Crianças” podem ser realizadas gratuitamente pelo site pavilhaodasartes.com ou pelo telefone 3613-9230. A carga horária do curso é de 20 horas e o certificado é entregue ao final da atividade.

Em março a SEC-MT, em parceria com o ponto de cultura Espaço Vitória, ainda oferece cursos gratuitos de cerâmica, desenho e pintura, fotografia, modelagem em massa, coral e poesia. Confira a programação completa em www.cultura.mt.gov.br ou pavilhaodasartes.com.

Os instrutores
Matheus de Luca e Orlando Schneider são professores de dança de rua e membros da Cia MUV Hip Hop Dance. Já ministraram cursos de dança voltados a crianças e adolescentes na cidade de Cuiabá e interior do estado de Mato Grosso. Possuem formação técnica com renomados nomes da dança urbana, nacionais e internacionais, como Marty Kudelka (EUA), Babson (França), Jun Quemado (EUA), Frank Ejara (Brasil) e Rodrigo Soninho (Brasil).


Postagens mais recentes Postagens mais antigas Início