Primeiro Colóquio Cidade Pensada

A UFMT, em parceria com a Secretaria de Cultura, realiza o Primeiro Colóquio Cidade Pensada no dia 12 de abril - Inscreva-se

Circuito Literário com Cinema - 100 anos de Biblioteca

Com a Instrutora Juliana Curvo nos dias 30 de março, 02, 09, 16 e 30 de abril.

PALESTRA - Empreendedor Individual para Cultura - Setor de Artes Cênicas

SEBRAE

Exposição Conexão Nacional de Artes de Mato Grosso

Gervane de Paula - MT, Flávia Vivacqua - SP, Adir Sodré - MT e Yuri Firmeza - CE.

Palestra - Empreendedor Individual para Cultura - Setor Música

SEBRAE

Oficina - Arte, Ecologia e Movimentos Culturais

Com Flavia Vivacqua Artista e Designer Cultural para Sustentabilidade.Inscreva-se!

Oficina Módulo Artes Visuais - Dispositivos da Imagem e Arte Contemporânea

Com Yuri Firmeza - Mestre em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Inscreva-se!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

PROGRAMAÇÃO AGOSTO DE 2011 - Cursos e Oficinas

Pavilhão das Artes lança programação de cursos e oficinas para o mês de agosto

A programação de agosto do Pavilhão das Artes tem cursos e oficinas nas áreas das artes visuais, artes cênicas e do audiovisual. O público infantil também é prestigiado com duas oficinas do Ateliê Livre voltadas exclusivamente para crianças de 5 a 13 anos de idade. 

Confira a lista com os cursos: 


As inscrições podem ser feitas aqui  ou pelo telefone (65) 3613 9230.

PAVILHÃO EM FOTOS - 4° módulo do Curso Livre de Teatro

Alunos do Curso Livre de Teatro encerram 4° módulo de Direção Cênica com o diretor Luiz Marchetti 




Nessa quinta feira (28.07) rolou o encerramento do módulo de Direção Cênica do Curso Livre de Teatro. Os participantes apresentaram as cenas resultantes dos exercícios propostos pelo diretor Luiz Marchetti.  O módulo teve 42 inscritos. Essa etapa ocupou a Galeria da SEC-MT. 


Confira algumas fotos:

quinta-feira, 28 de julho de 2011

PAVILHÃO EM FOTOS - Concerto "A flauta através dos tempos"

Concerto "A flauta através dos tempos" apresenta repertório erudito e popular com duas flautas e um piano




A flautista suíça Myriam Hidber Dickinson o pianista brasileiro Nillo Cunha encantaram a platéia com um repertório que  incluía peças de J.S. Bach, Mozart, Albert  Franz Doppler, Robert Schumann.  Aproximadamente 100 pessoas  assistiram ao concerto nessa quarta-feira (27) no Salão Nobre do Palácio da Instrução.


Confira as fotos da apresentação:

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Instrumentistas suíços se apresentam em concerto no Pavilhão das Artes




O pianista Nilo Cunha, a flautista Myriam Hidber Dickinson e o instrumentista e pesquisador de música antiga Willian Dickinson
O Pavilhão das Artes recebe o concerto com a flautista suíça Myriam Hidber Dickinson, o pianista brasileiro Nilo Cunha e a participação especial do instrumentista norte-americano e pesquisador de música antiga Willian Dickinson. A atração vai ocupar o Salão Nobre do Palácio da Instrução na próxima quarta-feira (27.07) às 19h30 e é uma realização do Conservatório de Música Lorenzo Fernandez com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso. A entrada é gratuita.
     
 


Com um repertório que contempla a música erudita internacional o espetáculo terá peças de Johann Sebastian Bach, Wolfgang Amadeus Mozart, Albert Franz Doppler e Philippe Gaubert, bem como músicas dos brasileiros Pixinguinha, Benedito Lacerda e Rodrigo Botter Maio. A escolha das peças em arranjos para flauta e teclas objetiva uma abordagem desde o período Barroco ao Moderno.

Cuiabá é a primeira cidade brasileira a receber o concerto “A Flauta através dos tempos” nessa apresentação única. Os músicos também o apresentarão em Campo Grande, no interior do Mato Grosso do Sul e no Rio de Janeiro.

O secretário de Estado de Cultura, deputado João Malheiros, fala da importância de apoiar iniciativas de circulação cultural como essas, no sentido promover o intercâmbio no estado de Mato Grosso. Essa troca é muito importante para oxigenar a nossa produção artística, além de proporcionar produto cultural de qualidade para o publico matogrossense.


Os músicos

O concerto comemora os 22 anos do Conservatório de Música Lorenzo Fernandez e consolida o apoio que os instrumentistas estrangeiros dão para a complementação dos estudos do jovem pianista Nilo Cunha na Europa. Nilo foi aluno do conservatório por 8 anos onde obteve o diploma de técnico em Música. Posteriormente mudou-se para Campo Grande (MS) onde, em 2008, conheceu Myriam e William Dickinson, numa passagem dos músicos pela capital sul-matogrossense.

O casal Dickinson tem uma carreira internacional consolidada no campo da música erudita tanto na academia como nos palcos. É a quarta vez que eles vêm ao Brasil. Myriam teve sua formação musical na Suíça em locais como Schaffhausen Conservatory e Zurich Musikhochschule. Ela vive um momento bem agitado em sua carreira, com uma agenda internacional intensa, como solista de orquestras e outras formações musicais em diversos países, tais como: Suíça, Itália, Áustria, França, Estados Unidos, Bulgária, Egito e Ucrânia.

Álbum "Cores" de Myriam Hidber Dickinson
Nos últimos anos, a musicista em seus estudos deu ênfase maior ao vasto universo da música brasileira e ao choro em particular. Lançou quatro discos em parceria com outros músicos construindo um repertório erudito eclético. Em cada álbum ela contempla a musica brasileira com pelo menos uma faixa. E desde 2004 promove um projeto intitulado “Brasil em Cores”, dedicado a musica nacional erudita e popular. No site da flautista é possível conferir os trabalhos dela: http://www.myriamflute.ch/.

Atualmente, Nillo Cunha cursa Graduação em Piano, pelo Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro. É professor e regente de dois corais em Campo Grande (MS). Por meio do contato com os Dickinsons ele obteve uma bolsa de estudos na Suíça e foi orientado por renomados professores da área musical naquele país. Ao lado de Myriam e William realizou concertos também na Alemanha e na França.

Master Classes

Para músicos interessados em saber mais sobre a forma de interpretar peças de música antiga, história dos instrumentos e história da arte musical, o professor Willian Dickinson vai realizar na quinta-feira (28.07) um ‘Master Classes’, que seria uma aula para músicos que se dividem em executantes ou ouvintes. A aula ocorre no Conservatório de Música Lorenzo Fernandez.

Willian é nascido norte-americano, mas naturalizou-se na suíça. Ele constituiu sua carreia, de mais de 40 anos, em territórios americano, europeu e também asiático. É filho de uma mulher indonésia e por isso passou uma parte de sua vida no país de origem da mãe.

É mestre em música pelo Instituto de Artes da California (Los Angeles) e especialista em música antiga (flauta, canto, baixo continuo e regência) pela Escola Basiliensis Cantorum.  Foi regente de grupos de musica antiga e cameratas nos vários lugares onde viveu. Atualmente é professor de Música de Câmara e de Música antiga no Conservatório de Winterthur. Outra curiosidade é que sua primeira formação acadêmica foi em bioquímica na Universidade de Harvard- EUA.

SERVIÇO
Concerto: “A Flauta em todos os tempos”
Com Myriam Hidber Dickinson (flauta) e Nillo Cunha (piano)
Participação especial de Willian Dickinson (flauta)
No Salão Nobre do Palácio da Instrução (Praça da República ao lado da Matriz)
Dia 27 de julho as 19h30
Informações: (65) 36139230 (Pavilhão) ou 33223308 (Conservatório)

domingo, 24 de julho de 2011

Projeto Guias Afetivos


O escritor, diretor teatral e cineasta Marcus Vinícius Faustini encerra o ciclo de oficinas “Guias afetivos” em 2011, em Cuiabá, Mato Grosso, nos dias 6 e 7 de agosto. Marcus é autor do romance “Guia Afetivo da Periferia”, a partir do qual criou as oficinas. Contemplado com a Bolsa Funarte de Circulação Literária 2010, o projeto tem como foco levar as pessoas a contar histórias. O escritor tomando como ponto de partida vídeos, literatura e artes plásticas, e estimular a produção das diferentes expressões artísticas. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas.

As oficinas propõem uma metodologia que estimula a memória dos participantes. Com isso, cada um deles é levado à prática artística, e cria obras que intervém em sua realidade. O ponto vital do trabalho é a vivência do indivíduo nas cidades. Nas oficinas, jovens, adultos e idosos debatem como suas impressões e reflexões podem se tornar arte.  Os alunos participam de dinâmicas em torno dos eixos: “Corpo – percepção do indivíduo enquanto agente capaz de manipular e intervir nos instrumentos de criação”; “Palavra – o incentivo a leitura e produção de textos”, e “Território – promover a identificação do capital cognitivo oriundo a cada região em suas peculiaridades”.

O livro conta a história de um jovem do povo, que circula o Rio de Janeiro e apresenta suas percepções sobre o cotidiano diversificado da cidade. ”O objetivo do ‘Guias Afetivos’ é proporcionar nos participantes uma experiência de criação artística, que valorize as vivências pessoais deles, para que cada um possa desenvolver uma estética particular. Isto contribui para fortalecer o pertencimento social, o sentimento de fazer parte de uma comunidade”, diz Faustini. “Neste sentido, o conceito de linguagem literária é ampliado para outras formas de expressão, como as artes plásticas, o vídeo e a contação de histórias, através da escrita e da oralidade”, complementa o artista.
Cuiabá é o terceiro município a receber o projeto. O primeiro foi Campos dos Goyatacazes, em março, e o segundo Macaé, em maio.
HorárioSabádo, das 9h às 17h
Domingo, das 9h às 13h
Inscrições gratuitasVagas limitadas
Informações ao público:
http://pavilhaodasartes.com(65) 3613- 9230 / (21) 2224-5102

terça-feira, 12 de julho de 2011

2ª Colônia de Férias de 25 a 29 de Julho

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Início